terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Pedagogia Faz Mal Ao Cerébro

Ao longo de minha vida escolar, já decorei tabuada, conjugação de verbos, regras gramaticais, fórmulas de matemática, de química, de física, nomes em latim da biologia, datas históricas, capitais de estados e países, e até os afluentes da margem esquerda do Amazonas. E para quê?, gritam os peidagogos de plantão, esses preguiçosos permisssivos, esses filhos das putas da educação. Onde se vai usar tudo isso, questionam as peidagoguinhas recém-formadas à distância e doidinhas para arrumar marido? 
Para que decorar?, devolvo a pergunta em tom de indignação pela dúvida de quem pergunta. Simples : antes de tudo para saber, para conhecer, para ter informações do mundo, pelo prazer em saber. Saber algo não implica necessariamente em seu uso prático, podemos saber pelo simples prazer do conhecimento. Nunca irei ao Nepal, mas gosto de saber que sua capital é Katmandu; gosto de ir ao mercado e multiplicar de cabeça o preço unitário da cerveja por doze, sem usar calculadora; gosto de comprar uma banal água oxigenada na farmácia e saber o que são os tais 10 volumes; gosto de assistir a um filme e saber "traduzir" sua data de produção, que sempre aparece em algarismos romanos nos créditos finais; saber é prazeroso, é legal. 
Em segundo lugar que decorar é o melhor exercício que há para o cérebro. O cara que pratica futebol, vôlei, basquete, ou qualquer outro esporte, não passa o tempo todo só jogando bola, ele faz inúmeros outros exercícios, que condicionam seu corpo, o deixam apto e com fôlego para a disputa em si. Com o cérebro é a mesma coisa, independente de nossas predisposições e preferências intelectuais, nosso cérebro tem que estar sempre treinado a absorvê-las, tem de estar sempre de prontidão, condicionado. E o melhor exercício para treiná-lo é a boa e velha decoreba.
Decorar, memorizar, dizem os peidagogos, é um ato antipedagógico, arrepia os cabelos do cu deles, decorar é uma afronta ao desenvolvimento cognitivo da criança. Afronta é esse bando de bosta ter um diploma universitário, isso sim. 
Como pedagogia é um curso para vagabundos, como é um curso para quem não tem nenhuma inclinação pelo estudo sério, esses sacripantas se "formam" e querem transformar tudo num grande curso de peidagogia, numa grande merda. E lá vem eles com seu construtivismo, e lá vem eles com os seus "saberes e fazeres", com suas "competências e habilidades", com seus "mapas conceituais", com suas "matrizes de referência", com seus "eixos cognitivos". Ora, enfiem seus eixos cognitivos no cu e rodem. Aliás, enfiem todo o resto em seus cus acadêmicos. Que nada disso serve de nada, fora dar emprego a orientadores, coordenadores de ensino e outros idiotas.
Somos macacos sem rabo, mas ainda - e sempre - macacos. Aprendemos por imitação e repetição. Andar, falar, hábitos de higiene, regras sociais, tudo, enfim. Observação-repetição : é a via de absorção de informações do cérebro. Decorar, memorizar! O resto é balela, é encheção de linguiça. Fui educado assim e repito isso, incessante e inutilmente, desde que comecei na carreira docente : o que funciona é a bunda na cadeira e os olhos nos livros, por horas e horas, o resto é enganação.
Agora, uma pesquisa da Universidade de Purdue, Indiana, USA, e descrita na última edição da revista Science, demonstra que decorar conteúdos é o melhor método de aprendizagem. A decoreba foi confrontada com o construtivismo e obteve resultados 50% maiores na fixação de conceitos, ou seja, a decoreba nocauteou o merda do construtivismo, nocaute daqueles bonitos de se ver, aquele que pega a ponta do queixo do sujeito e o derruba feito em gelatina, nocaute inquestionável. 
Abaixo a reportagem completa, extraída do jornal "O Estado de São Paulo", de 24/01/2011

Memorização é o melhor processo de aprendizagem, diz pesquisa   
Talvez todos os seus professores estejam errados. Segundo uma recente pesquisa da Universidade de Purdue, descrita na última edição da revista Science, decorar conteúdos parece ser o melhor método de aprendizagem.  
Os pesquisadores comprovaram que a memorização deve fazer parte do processo de aprendizagem, ao contrário das práticas da pedagogia moderna. Atualmente, baseados em conceitos trazidos grande parte pelo construtivismo, os educadores incentivam os alunos a construírem o conhecimento através de rotinas elaboradas de estudo voltadas à melhoria da codificação da informação na memória.
Os métodos modernos incentivam os chamados "mapas conceituais", nos quais os alunos constroem diagramas ligando conceitos e construindo ligações entre ideias. Já pelo método da memorização, o estudante, depois de ler todo o material, deixa de lado o texto e tenta ver o que consegue lembrar (muitas vezes repetindo os conceitos até memorizá-los ou usando técnicas como a fixação mnemônica).
Os pesquisadores testaram ambos os métodos pedindo para que um grupo de 200 alunos estudasse matérias de diferentes ciências metade usando o método da memorização e a outra metade usando o método do mapa conceitual.
Depois de um período inicial de estudo, os dois grupos lembravam a mesma quantidade de informação. Mas quando os estudantes voltaram ao laboratório para uma avaliação de longo prazo, o grupo que usou a memorização apresentou uma melhor retenção de 50% em relação ao grupo dos mapas conceituais.
 Para os pesquisadores, os dados comprovam que, embora não haja nada de errado com as técnicas elaboradas de aprendizado, é importante considerar abrir espaço para a prática da memorização. Segundo a equipe, o desafio agora é encontrar maneiras mais eficientes e viáveis para a retenção de informações.

Vai Uma Aranha, Aí ?

Sabem aquelas carapaças, aquelas "casquinhas" brancas e transparentes, com um talho nas costas, que as cigarras abandonam presas aos troncos das árvores, quando emergem para sua forma adulta e alada? Então, quando eu era criança e andava livre e destemido pelos matos - quando não havia o que temer nos matos -, eu muito apreciava comer aqueles invólucros descartados pelas cigarras, eram crocantes,  com um gosto próximo ao desses salgadinhos de bacon, ou o que se convencionou chamar, hoje, de sabor de bacon.
Minha mãe nunca soube, pois me renderia umas boas bordoadas e uma ida ao médico; nem meus poucos amigos nunca souberam : eu não precisava de mais esse aditivo à minha fama de esquisito. Portanto, saboreava-as às escondidas.
E não é que meu instinto de bicho, mais uma vez, se mostrou correto?
O insectólogo holandês Arnold Van Huis propõe ao mundo ocidental que adira a uma prática comum em algumas culturas, comer insetos como fonte alternativa e sustentável de proteínas. A carne dos insetos pode variar de 30% a 70% em valor proteico, ela também é rica em ácidos graxos essenciais e vitaminas, especialmente as do complexo B. Mais de mil espécies de insetos, segundo ele, são comidas nos países tropicais, entre elas, larvas de borboleta, gafanhotos, besouros, formigas, abelhas, cupins e vespas. Quem nunca ouviu falar da tanajura brasileira, cuja bunda é iguaria disputada em muitos lugares?
Isso da tanajura vem me lembrar de uma música do Juca Chaves, a marcha da Tanajura, classificada por ele como uma marcha estética-filosófica-carnavalesca : "a beleza da mulher não tá na cara, tá na jura, tá na jura que fizer, a beleza da mulher está em outra parte qualquer, tanajura, tá na jura que fizer. A beleza da mulher, joia tão rara, coisa pura e sem mistura, lá, lá, lá, lá, lá, lá, e se a beleza da mulher não tá na cara, tá na cara que tananjura."
Voltando, os insetos são mais eficientes em converter o que comem em massa corporal. Para cada quilo de carne de grilo, por exemplo, o bichinho come 1,7 kg de capim, o frango, 2,2kg, o porco, 3,6kg, e a vaca, 7,7 kg.
Eu apoio essa dieta. Uma saúva bem torradinha e salgada, um gafanhoto bem tostadinho, umas joaninhas assadas, ficariam muito bem com uma cerveja gelada, ou "harmonizariam" muito bem com uma cerveja, que agora "harmozinar" virou moda, mais uma viadagem. Uma caranguejeira peluda também combinaria muito bem com cerveja, mas essa sempre combinou.
Fonte : BBC Brasil

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Egon Schiele


Gosto - e me excitam - as obras de Egon Schiele.
Aprecio a imperfeição de seus retratados,
A quase-deformidade física
Revelando quase-igual deformidade moral ou vice-versa.Suas formas cheias de arestas,
Nada suaves,
Como não é suave a natureza de qualquer bicho.
A magreza perfurante de seus homens,
As gorduras sobressalentes e uterinas de suas mulheres.Aprecio a falta de poesia
- eu que não consigo dela me desvencilhar -,
A crueza, a urgência da carne.A bestialidade.
Somos vítimas de uma mente "evoluída" aprisionada em um corpo neanderthal.Queria trepar numa caverna fedendo a mofo e à jaula,Com um olho no pau e o outro no gato :O pau a entrar e sair de uma buceta simiesca, peludíssima,O gato, o tigre de dentes-de-sabre a espreitar,
Prontinho para estraçalhar minhas pregas.

Berlusconi, Esse Injustiçado

Berlusconi é macho. Macho e solteiro. Macho, solteiro e com dinheiro que a maioria de nós não consegue nem imaginar. Ora, o que faz um macho, solteiro e endinheirado? Corre atrás de buceta!!! Olha para uma buceta e diz, 'quero aquela'!!! Abuso de poder porra nenhuma. De mais a mais, do que adianta o poder se não pudermos nos beneficiar pessoalmente dele? Poderoso e bonzinho, só mesmo o Super-Homem, o Clark Kent, detalhe : ele não existe. Macho com poder, usa desse poder pra comer buceta, quantas ele conseguir, quantas o pau aguentar, e quando o pau não mais aguentar, viagra nele.
Querem derrubar Belusconi por conta de umas bucetas de umas putas. Acusam-no de prostituir moças. Quer dizer, então, que todas essas putas, que andam a aparecer agora, eram mocinhas virgens e impolutas antes de darem pro Berlusconi? Ele as tirou do seio de suas famílias católicas apostólicas romanas e as pôs em perdição? Ou as raptou de algum convento e as violou? Era tudo puta "véia". Mesmo a tal Ruby, com supostos 17 anos de idade, já viu mais pinto que dono de granja, tem mais hora de cama que urubu de voo. E daí se Berlusconi as tiver pago para soltarem as buças? Desde que não tenha sido com dinheiro público, não vejo o motivo do escândalo, se pagou com dinheiro dele, tá tudo certo.
Será que a Itália não tem problemas maiores a serem resolvidos que ficar fiscalizando o pau do Berlusconi? 
O jornaleco "Corriere della Sera" publicou pesquisa em que 49% dos italianos querem que Berlusconi deixe o cargo, 45% querem que ele permaneça. E 100% dos machos italianos morrem de inveja do premiê. Eu também.
Até o filho da puta do Papa Bento XVI, veladamente, criticou a atitude do premiê. Logo quem. O Papa é o chefe da maior rede mundial de pedofilia e vem criticar o Berlusconi. A questão é que Berlusconi é imbatível politicamente; então, querem se aproveitar dessas besteiras para derrubá-lo.
"Eu não fujo, não renuncio", disse o premiê, que afirma nunca ter pago por sexo. E quem vai provar que ele pagou? Por acaso, puta passa recibo? Declara o michê no imposto de renda? Berlusconi não paga por sexo, não precisa. Se paga por algo com essas moças, não é pelo sexo. E cito Jack Nicholson, notório putanheiro; ao ser perguntado da razão de sair com prostitutas, disse ele : "não pago pelo sexo, pago para ter a certeza de que elas irão embora no dia seguinte." Perfeito, o Jack Nicholson. Iluminado! Deve ser o mesmo caso o do Berlusconi.
Voto pela permanência de Berlusconi, e registro aqui algumas de suas imortais palavras : "é melhor gostar de belas mulheres que ser gay".
Longa vida a Berlusconi.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Assim Eu Acabo Me Convertendo

Essa só podia ter acontecido aqui, em Ribeirão Preto.O padre Francisco Moussa, da catedral da cidade, promoveu insólita rifa, um fusca branco 1980, lotado de cerveja Skol. A "ação entre amigos" visou arrecadar fundos para a construção do centro social da catedral. A rifa foi vendida a R$ 2,00 o número e o anúncio estava afixado num banner na entrada principal da igreja.
Algumas fiéis, aquelas beatas tocadoras de apito de chamar anjo, foram ouvidas e relataram sua indignação : "Estou sem palavras. A igreja prega que a gente não pode abusar do álcool, que não pode apelar a jogos de azar, mas está fazendo tudo isso", disse a funcionária pública Alzira Gonçalves, 50.Bom, a igreja pregar contra o uso do álcool, eu não sei, mas Cristo, segundo dizem, transformou água em que mesmo? Em suco de acerola, por acaso? Em chá verde ou de carqueja? Foi em vinho, caralho.
É rara a existência de padres verdadeiramente progressistas na igreja católica, aparece um e o povo malha. Um outro padre, Jerônimo Gasques, também reprovou a ideia, segundo esse intrometido existem maneiras mais "éticas" de captar recursos para a igreja, além de não ser evangelicamente sadio(?). Só para constar, esse padre é autor de diversos livros, "Dízimo e Captação de Recursos", entre eles. O cara escreve livros sobre maneiras de esfolar o fiel e vem encher o saco do padre cervejeiro.
Não consegui essa informação, mas acredito que não tenha sobrado sequer um número da rifa. O sorteio foi agora, às 20 horas. O feliz ganhador poderá reciclar as latas e doar o arrecadado à igreja. E reciclar o fusca também.
Ninguém é incorruptível. Eu, muito menos. Acontece que até hoje ninguém se interessou em me corromper, ou ofereceu preço que eu considerasse justo, mas agora começo a ficar com medo, esse padre está se aproximando bastante dele. Vou acabar me convertendo.
Um fusca cheio de cerveja...assim não há que cristão que resista. E nem não-cristão.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Falando Em País De Merda, O Bolsa-Família

O Ministério do Desenvolvimento Social encomendou um perfil do beneficiário do Bolsa-Família ao Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).  Nem precisava ter gasto tempo e dinheiro na pesquisa, bastaria perguntar aos trabalhadores da classe média, cujas contribuições sustentam essa tropa de indolentes, e eles diriam, como digo agora, se tratarem de um verdadeira legião de vagabundos, um poderoso exército de encostados convocados a cada quatro anos para reconduzir o PT ao poder, levar a vermelhada ao Planalto Central.
A pesquisa foi realizada, dados foram coletados e analisados. O resultado divulgado pelos matemáticos e estatísticos do Ipea é coincidente com o que acabei de dizer, revelou uma cambada vivendo às custas do honesto. Quem trabalha, dados os descontos em seu salário, não pode muitas vezes proporcionar uma melhor escola ou assistência médica aos seus próprios filhos. E para quê? Para pôr farinha e jabá na boca dos filhos dos outros, para nutrir esse exército de vagabundos, que, sem nada para fazer, fazem a única coisa que sabem bem, procriar, procriar e procriar. Claro que os pesquisadores do Ipea disseram isso com outras palavras, ou melhor, disseram-no em números, que números, impessoais que são, não ofendem a ninguém.
Ei-los : entre os beneficiários do Bolsa-Família, 75,2% não têm cobertura da Previdência Social, ou seja, não contribuem com nada, apenas mamam nas tetas dos outros, não trabalham, ou, se trabalham, fazem bicos, pequenos biscates, apenas para complementar sua renda principal, o Bolsa-Família; quando arrumam um emprego, 52% deles é demitido no período de um ano e 30%, no período de seis meses, e menos de 25% arrumam outro emprego nos quatro anos seguintes.
Alexandre Leichsenring, doutor em estatística e consultor do Ministério do Desenvolvimento Social, acredita saber a razão do fenômeno, com base em seus dados estatísticos : "A impressão que me dá é que as condições sociais piores dos beneficiários são a causa das dificuldades maiores de participação no mercado", diz. O que o doutor está querendo dizer é que a falta de capacitação profissional do sujeito dificulta a entrada dele no mercado de trabalho. Uma pinoia (agora sem acento)! Dificulta, é claro, a entrada dele no nicho de altos cargos, cargos de liderança, bem remunerados, mas tá cheio de emprego braçal por aí. Com toda a consideração que eu já tive pelas pesquisas científicas, o que esses acadêmicos precisam é sair um pouco de seus laboratórios e sentir um pouco o cheiro do povo, o cheiro da preguiça, o futum do cristianismo católico e evangélico que o convence de que a pobreza é nobre, é louvável.
Óbvio que ele não vai trabalhar : o cara não tem capacitação profissional, qualquer emprego lhe pagará o que ele vale, o que é muito pouco, o Bolsa-Família, via de regra, melhor o remunera para ficar parado que um emprego para ele trabalhar. Alguém tem dúvida de qual será a escolha do sujeito?
Quase dois entre cinco brasileiros estão alistados hoje como beneficiários do Bolsa-Família e as regras do programa não estabelecem um tempo máximo para o recebimento do benefício.
O PT foi eleito novamente, mais quatro anos e, no mínimo, mais outros quatro depois, ou Dilma se reelege ou Lula volta à cena. Mais oito anos, pelo menos, de férias para os "parentes" de Lula, para as regiões Norte e Nordeste, férias pagas pelo Sul e Sudeste. Tudo regado a jerimum, jabá, farinha e cachaça.
No Brasil, quem tem um olho não é rei porra nenhuma. Aqui quem tem um olho carrega o ceguinho safado nas costas. Quando devíamos era enfiar-lhes as respectivas bengalas em vossos respectivos cus.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Virei Fã da Gal

Gosto da Gal Costa de "Objeto Não-Identificado", "Baby", "Divino Maravilhoso", "Pérola Negra", "Vapor Barato", "Volta" e "Vaca Profana"; não gosto da Gal de "Balancê", "Chuva de Prata" e "Festa do Interior". 
De qualquer forma, Gal Costa nunca foi minha baiana predileta. Sou muito mais a Maria Bethânia, pela voz impecável, pela dramaticidade, pela teatralidade, pela discrição e postura incorrigíveis; gosto também da baianinha Pitty, pelos motivos óbvios.
Mas agora acabei de virar fãzão da Gal Costa . Li que, no abjeto Twitter, ela, reclamando da ineficiência de um técnico de ar-condicionado, escreveu : "Como na Bahia as pessoas são preguiçosas! Técnico do ar-condicionado não pode terminar o trabalho por que está com dor de cabeça. Essa é a Bahia!" 
Alguns seguidores de seu twitter a criticaram por racismo, ela foi veemente em dizer que não era racismo porra nenhuma, era a mais pura realidade e arrematou o assunto dizendo : "sou baiana e falo porque posso".
Tá certíssima, a Gal. Baiano é foda. 
Já estou colocando um CD dela aqui no computador, o FA-TAL.
("Meu coração vagabundo quer guardar o mundo em mim")

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Escocês Já Não É Mais o Mesmo

Três garrafas de whisky da marca Mackinlay, escocesa, foram encontradas na Antártida, embaixo de uma cabana utilizada pelo explorador inglês Ernest Sackleton em suas expedições de 1907. Sabendo da preferência do explorador por whiskys de 10 anos, a data de fabricação desses verdadeiros fósseis foi estimada entre 1896 e 1897. Mesmo em temperaturas de trinta graus Celsius negativos, o precioso néctar se manteve no estado líquido. Esse é mesmo dos bons. Dos legítimos.
Puta que o pariu!!! Isso, sim, é um verdadeiro achado arqueológico. E não pontas de flechas, panelas de barro, mocassins de couro de mastodonte ou preguiça-gigante, ou pinturas rupestres. Isso, sim, é um respeitável registro da passagem do ser humano pelo planeta.
As garrafas foram repatriadas à Escócia, endereçadas ao atual proprietário da Mackinlay, para análise. Análise? Analisar o quê? Como se analisa um Whisky? Bebendo, lógico. O dono da destilaria devia chegar em seu castelo mal-assombrado, acender o lareirão, vestir aquele roupão pesado, botar os chinelões, afundar-se em uma confortável poltrona e ir "analisando" as garrafas. Uma a uma, gole a gole. Não é assim? Parece que não. E é aí que a coisa começa a me desagradar.
Sempre tive o escocês na mais alta conta no quesito macheza, apesar do kilt. Um povo brigador, guerreiro, calejado e moldado pelo frio inclemente e por um terreno montanhoso, pedregoso, onde os fracos não têm vez. Para mim, o escocês era aquela mistura do Mel Gibson com o Highlander. Parece, no entanto, que o atual e progressivo embichamento planetário também anda a afetar esse valoroso povo.
O whisky será analisado em laboratório por seis semanas, será cheirado, submetido a espectrofotômetros, a densímetros, a pHmêtros, o caralho a quatro. Depois da análise, o whisky será enviado de volta à Antártida. Seis semanas analisando três garrafas de whisky com mais de 100 anos e ainda sobrará o que mandar de volta? Que merda de escoceses são esses?
Tenho cá uma sugestão, em vez de gastar um dinheirão com esses cientistas embichados, mande as garrafas aqui para o Marreta. Tratá-las-ei muito melhor que eles, analisá-las-ei muito mais cientificamente, bebendo-as. E sem nenhum custo, de graça. Convocarei, para segunda e abalizada opinião acadêmica, o meu amigo e filósofo Fernandão. Seremos, inclusive, muitos mais eficientes na entrega dos resultados. Não levaremos excessivas seis semanas no procedimento, duas madrugadas nos serão suficientes. Eu tomarei puro, desconfio que o Fernandão queira degustá-lo com pedrinhas de gelo de água de coco, mesmo esse meu amigo vem sendo afetado por umas frescuras. O paladar será nosso único equipamento e método de análise, mas repetiremos o experimento milhares de vezes, ou enquanto durarem as garrafas.
Só não vai sobrar material para mandar de volta à Antártida. Também para quê? Pra pinguim beber? Ora, vão à merda!!!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Receita Para Um Pais de Merda

Há tempos não lia um livro com o grau de contundência de "A Virgem dos Sicários", de Fernando Vallejo. Alguns trechos conseguiram me incomodar, causaram certo desconforto, aquele bom desconforto cada vez mais raro, de coisa nova nos chegando às vistas, ofuscando num primeiro momento e deixando tudo mais claro depois. Um assassino do politicamente correto, esse Fernando Vallejo, na pele do protagonista, também um Fernando. Não vou copiar aqui a orelha do livro, quem quiser que o leia, transcreverei um trecho, que nem foi dos que me incomodaram, um trecho onde ele dá a receita da população pobre de Medelín (Colômbia), onde ele remonta a origem do povão, com uma ironia finíssima, ri às pampas nessas poucas linhas :

"De sangue ruim, de raça ruim, de má índole, de maus princípios, não há mistura pior que a do espanhol com o índio e o negro : produzem os salta-atrás, ou seja, macacos, símios, monos, micos com rabo para que eles voltem a subir na árvore. Mas não, aqui continuam andando sobre duas patas, pelas ruas, apinhando o centro. Espanhóis tapados, índios ladinos, negros agoureiros : junte-os no crisol da cópula para ver a explosão que produzem, com a benção do Papa e tudo. São uma gentinha trapaceira, aproveitadora, preguiçosa, invejosa, mentirosa, asquerosa, traiçoeira e ladrona, assassina e piromaníaca. Essa é a obra da Espanha, a promíscua, isso é o que ela nos deixou quando se foi com o ouro. E uma alma clerical e burocrática, de barnabé, fanática pelo incenso e pelo papel timbrado. Rebelados, independentizados, traidores do rei, todos esses malnascidos resolveram depois querer ser presidente. A vontade de sentar no trono de Bolívar para mandar, para roubar, queima o traseiro deles." 

E o livro é todo assim, segue marretando sem descanso. Como é bom saber que ainda existem os que bem escrevem, e têm coragem para tal. A receita acima, o mapa para o fracasso de um país, não lhes é familiar? 
Fernando Vallejo, mais um autor que eu desconhecia, um raro que juntará a outros raros em meu panteão.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

BUÁÁÁ !!!

O choro do menino recém-nascido
Lhe é a sua falta de palavras;
O choro é a Palavra dele,
É o Fazer-se.
O choro do homem adulto
É a constatação de que as palavras de nada mais lhe adiantam;
O choro é a renúncia dele ao Verbo,
Ao Fez-se.

...A Chorar Nos Braços Meus

Acabei de baixar um disquinho do blog umquetenha.org, disquinho das antigas, Dick Farney e Claudette Soares (1976), baixei-o sem esperar muita coisa, e, para minha surpresa, ele conta com "Apelo", de Vinícius de Moraes e Baden Powell, entre suas faixas. Essa música é um clássico, uma porrada.

APELO

(Composição: Vinícius de Moraes e Baden Powell)
 
Ah, meu amor não vás embora
Vê a vida como chora, vê que triste esta canção
Não, eu te peço, não te ausentes
Pois a dor que agora sentes, só se esquece no perdão
Ah, minha amada me perdoa
Pois embora ainda te doa a tristeza que causei
Eu te suplico não destruas tantas coisas que são tuas
Por um mal que eu já paguei
Ah, minha amada, se soubesses
Da tristeza que há nas preces
Que a chorar te faço eu
Se tu soubesses num momento todo arrependimento
Como tudo entristeceu
Se tu soubesses como é triste
Perceber que tu partiste
Sem sequer dizer adeus
Ah, meu amor tu voltarias
E de novo cairias
A chorar nos braços meus
(falado por Vinícius de Moraes)
De repente do riso fez-se o pranto,
silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.
De repente da calma fez-se o vento,
Que dos olhos desfez a última chama,
E da paixão fez-se o pressentimento,
E do momento imóvel fez-se o drama.
De repente não mais que de repente,
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho que se fez contente.
Fez-se do amigo próximo, o distante,
Fez-se da vida uma aventura errante,
De repente não mais que de repente.
(novamente no ritmo da música)
Ah, meu amor tu voltarias
E de novo cairias
A chorar nos braços meus.
Ah, meu amor tu voltarias
E de novo cairias
A chorar nos braços meus.

Não É Carnaval, Mas É Madrugada (3)

Retalhos De Cetim
(Benito de Paula)

Ensaiei meu samba o ano inteiro
Comprei surdo e tamborim
Gastei tudo em fantasia
Era só o que eu queria
E ela jurou desfilar pra mim.

Minha escola estava tão bonita
Era tudo o que eu queria ver
Em retalhos de cetim
Eu dormi o ano inteiro
E ela jurou desfilar pra mim.
Mas chegou o Carnaval
E ela não desfilou
E eu chorei, na avenida eu chorei
Não pensei que mentia
E cabrocha que eu tanto amei.

Mas chegou o Carnaval
E ela não desfilou
E eu chorei, na avenida eu chorei
Não pensei que mentia 
A cabrocha que eu tanto amei.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Ferreira Gullar

Realmente fica muito fácil governar um país quando seu antecessor deixou a casa em ordem, basta manter. Claro que a manutenção também requer certa habilidade, mas bem menor que a de quem organizou pela primeira vez, habilidade bem menor que aquela da qual Lula ficou se jactando por 8 anos, ele, mais sua equipe que ele, apenas e tão-somente manteve a casa arrumada, do jeito que a encontrou. Fosse Lula ter que arrumá-la e estaríamos na merda. Um governo com tudo pronto, eu também quero para mim. 
Lula é bem parecido mesmo com os que lhe são simpatizantes, os sem-terra, por exemplo. O Lula fez com o governo FHC o mesmo que os sem-terra fazem com as terras que reivindicam. A corja do MST quer terra na beira da estrada asfaltada, já com energia elétrica, água encanada, todas as benfeitorias instaladas, campos arados, semeados de preferência. Terra assim, eu também quero. Agora, vê se um MST quer uma gleba lá nos cafundós do Acre? Quer é o caralho que quer. Ele não quer ter trabalho, corrigir solo, arrancar toco, desmatar, não quer pôr a casa em ordem. Tenho certeza de que quando um sem-terra invasor recebe outro de sua laia, diz com orgulho : tá vendo tudo isso?, é graças ao meu trabalho. O caralho que é.
O Lula foi o sem-terra do Fernando Henrique. Abaixo, texto primoroso de Ferreira Gullar sobre isso, publicado na Folha de São Paulo, Caderno Ilustrada, hoje. Os destaques em outra cor são por minha conta.

Ferreira Gullar - Quando Dois e Dois São Quatro
Talvez seja esta a última vez que escreva sobre o cidadão Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil. Com alívio o vi terminar o seu mandato, pois não terei mais que aturá-lo a esbravejar, dia e noite, na televisão, nem que ouvir coisas como esta: "Ele é tão inteligente que fala todas as línguas sem ter aprendido nenhuma". Pois é, pena que não fale tão bem português quanto fala russo.
É verdade que tivemos, ainda, que aturá-lo nos três últimos dias do mandato, quando "inaugurou" obras inexistentes e fez tudo para ofuscar a presidente que chegava.
Depois de passar a faixa, foi para um comício em São Bernardo, onde, até as 23h, continuava berrando no palanque, do qual nunca saíra desde 2002.
Aproveitou as últimas chances para exibir toda a sua pobreza intelectual, dizendo-se feliz por deixar o governo no momento em que os Estados Unidos, a Europa e o Japão estão em crise.
Alguém precisa alertá-lo para o fato de que a crise, naqueles países, atinge, sobretudo, os trabalhadores. Destituído de senso crítico, atribui a si mesmo ("um torneiro mecânico") o mérito de ter evitado que a crise atingisse o Brasil. Sabe que é mentira mas o diz porque confia no que a maioria da população, desinformada, acreditará.
Isso dá para entender, mas e aqueles que, sem viverem do Bolsa Família nem do empréstimo consignado, veem nele um estadista exemplar, que mudou o Brasil? É incontestável que, durante o seu governo, a economia se expandiu e muita gente pobre melhorou de vida. Mas foi apenas porque ele o quis, ou também porque as condições econômicas o permitiram?
Vamos aos fatos: até a criação do Plano Real, a economia brasileira sofria de inflação crônica, que consumia os salários. Qual foi a atitude de Lula ante o Plano Real? Combateu-o ferozmente, afirmando que se tratava de uma medida eleitoreira para durar três meses.
À outra medida, que veio consolidar o equilíbrio de nossa economia, a Lei de Responsabilidade Fiscal, Lula e seu partido se opuseram radicalmente, a ponto de entrarem com uma ação no Supremo para revogá-la. Do mesmo modo, Lula se opôs à política de juros do Banco Central e ao superávit primário, providências que complementaram o combate à inflação e garantiram o equilíbrio econômico. Essas medidas, sim, mudaram o Brasil, preservando o valor do salário e conquistando a confiança internacional.
Lembro-me do tempo em que o preço do pão e do leite subia de três em três dias. Quem tinha grana, aplicava-a no overnight e enriquecia; quem vivia de salário comia menos a cada semana.
Se dependesse de Lula e seu partido, nenhuma daquelas medidas teria sido aplicada, e o Brasil -que ele viria a presidir- seria o da inflação galopante e do desequilíbrio financeiro. Teria, então, achado fácil governar?
Após três tentativas frustradas de eleger-se presidente, abandonou o discurso radical e virou Lulinha paz e amor. Ao deixar o governo, com mais de 80% de aprovação, afirmou que "é fácil governar o Brasil, basta fazer o óbvio". Claro, quem encontra a comida pronta e a mesa posta, é só sentar-se e comer o almoço que os outros prepararam.
A verdade é que Lula não introduziu nenhuma reforma na estrutura econômica e social do país, mas teve o bom senso de dar prosseguimento ao que os governos anteriores implantaram. A melhoria da sociedade é um processo longo, nenhum governo faz tudo. Inteligente, mas avesso aos estudos, valeu-se de sua sagacidade, já que é impossível conhecer a fundo os problemas de um país sem ler um livro; quem os conhece apenas por ouvir dizer não pode governar.
Por isso acho que quem governou foi sua equipe técnica, não ele, que raramente parava em Brasília. Atuou como líder político, não como governante, e, se Dilma fizer certas mudanças, pouco lhe importará, pois nem sabe ao certo do que se trata. Para fugir a perguntas embaraçosas, jamais deu uma entrevista coletiva. Afinal, ninguém, honestamente, acredita que com programas assistencialistas e aumento do salário mínimo se muda o Brasil.
O tempo se encarregará de pôr as coisas em seu devido lugar. O presidente Emílio Garrastazu Médici também obteve, em 1974, 82% de aprovação.

Pequeno Conto Noturno (19)

- Só acredito em Deus numa única situação - começa Rubens e interrompe em seguida, para mais um gole de whisky, e prossegue -, em um único momento sinto a presença Dele, é quando meu pau tá duro, duraço, latejando, roxo de quase estourar, só reconheço o semblante de Deus na cabeça inchada do meu pau. E até isso vem acontecendo cada vez com menor frequência - e emborca o resto do whisky, mais gelo que whisky.
Ante o exposto, Brígida suspira - um suspiro de toalha jogada ao ringue - e desiste de argumentar. Desiste mesmo de começar o boquete que tinha em mente e colocar Rubens a postos para o segundo round. Puxa o lençol até a cintura, vira para a parede, dá as costas a Rubens e procurará dormir.
Rubens não a demove, não tenta dissuadi-la.
Sai da cama, pega o quarto de garrafa restante de cima do criado e sai para a pequena sacada dos fundos, sai para a madrugada abafada, sem sereno ou relento.
Sozinho. Sabe que ficará melhor sozinho hoje. A olhar para a cidade, para o firmamento, para tudo o que seus olhos conseguem captar. Sozinho mesmo. Não há a presença de Deus em nada do que vê, Rubens não O sente ou pressente em lugar algum.
Nem na cabeça do seu pau, essa noite.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Laerte, Genial !

Perfeito !

Marretando Mais Um Mito

Já faz muito tempo que digo que cerveja não engorda, o que engorda são os acompanhamentos, torresmo, linguiça, batata frita e frituras em geral. Além disso, basta fazer pequenas caminhadas para acabar de eliminar o que não saiu no mijo. A cerveja tem os mesmos nutrientes da cevada da qual é oriunda, ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio. O verdadeiro bebedor de cerveja come pouco, a bebida já o supre, quem gosta de comer muito tomando cerveja é o gordo. Sempre falei tudo isso, e crédito nunca me foi dado pela choldra ignóbil, pela plebe ignara e invejosa de minha esbelta forma física. Para vocês, a reportagem publicada no Estadão em 12/01/2011. É outro mito que se vai. Não é bem melhor viver sem eles? Vou até tomar umas a mais hoje.

'Barriga de chope é mito', segundo estudo médico espanhol
Um estudo do Colégio Oficial de Médicos de Astúrias revela que "a barriga de chope é um mito", pois um consumo moderado da bebida, de até meio litro diário, associado a uma dieta como a mediterrânea, não engorda e reduz o risco de diabetes e hipertensão.
Epitacio Pessoa/AE
Estudo mostra que consumo moderado da bebida não engorda e reduz o risco de diabetes e hipertensão
O modelo de homens e mulheres com barriga grande é próprio da cultura anglo-saxã, onde se ingere grandes quantidades de cerveja e comida rica em gorduras saturadas com quase nenhuma atividade física, asseguraram nesta quarta-feira, 12, os autores do estudo.
O padrão alimentar dos consumidores moderados de cerveja na Espanha é mais próximo ao da dieta mediterrânea, segundo o trabalho elaborado por Hospital Clínic, Universidade de Barcelona e Instituto de Saúde Carlos III, que foi apresentado nesta quarta-feira no Colégio Oficial de Médicos de Astúrias.
Os médicos Ramón Estruch, do Serviço de Medicina Interna do Hospital Clínic, e Rosa Lamuela, do departamento de bromatologia e Nutrição da Universidade de Barcelona, asseguraram que o estudo demonstra que a cerveja bebida com moderação não provoca aumento da massa corporal nem acúmulo de gordura na cintura.
O teste, realizado em 1.249 participantes, homens e mulheres com mais de 57 anos, que pela idade têm um maior risco cardiovascular, confirmou que a cerveja é saudável, segundo os autores.
As pessoas que participaram do estudo se alimentando com uma dieta mediterrânea acompanhada de cerveja em quantidades entre um quarto e meio litro por dia, "não só não engordaram, mas, em alguns casos, perderam peso", indicaram os cientistas.
A dose recomendada pelos médicos é de dois copos diários para as mulheres e de três para os homens, com comidas equilibradas e sempre que as pessoas tiverem uma vida normal, praticando algum exercício.
A cerveja é uma bebida fermentada, que recebe as propriedades alimentares dos cereais com que é produzida, assim como o vinho da uva, ou a cidra da maçã, explicou a doutora Rosa.
A bebida fornece uma quantidade de ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio maior que outras, e provoca um efeito "protetor" sobre o sistema cardiovascular.
As pessoas que bebem quantidades "normais" de cerveja apresentam uma menor incidência de diabetes mellitus e hipertensão, e um índice de massa corporal inferior.
Além disso, estas pessoas "manifestaram consumir uma maior quantidade de verduras, legumes, pescado, cereais e azeite de oliva, e realizar uma maior atividade física", indicou Estruch

Não Esperem Por Noé

Onde está vosso Deus,
Que não segura as encostas,
Que não detém os deslizamentos,
Que não impede o sufocamento de crianças na lama?
Onde está vosso Deus,
Que não vos manda Noé redivivo a bordo de um transatlântico,
Que não vos dá um cruzeiro de luxo
Com direito a Roberto Carlos a embalar os casais escolhidos?
Onde está vosso Deus,
Que não vos muda dessa favela chamada Terra
Para planetas mais urbanizados 
E com tecnologia antienchente, antiterremoto e antifuracão?
Onde está vosso Deus,
Que não vos envia arcas interplanetárias,
Enterprises timoneadas pelo Capitão Kirk e pelo Sr. Spock
(casalzinho que nunca me enganou)
A recolher as novas e esdrúxulas modalidades de casais?
Ora, não sejamos por demais severo com vosso Deus,
Não exijamos tanto dele.
Crianças continuarão a asfixiar na lama,
Novos Noés não chegarão,
Se muito, a Defesa Civil.
Vosso Deus está por demais atarefado,
Deem um desconto a Ele,
Acham que é fácil gerar um dilúvio e jogá-lo sobre vossas cabeças?
Agradeçam a Deus, rezem alto a Deus - menino que se diverte a mijar em formigueiros.
E admitamos : vocês bem que gostam.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Mulheres No Cio Gostam De Homens Com Cara De Homem

Mais uma "grande" descoberta da ciência. Steven Gangestad e Randy Thornhill, da Universidade do Novo México, e Christine Garver-Apgar, do Instituto de Genética do Comportamento da Universidade do Colorado, com certeza há muito tempo sem pegar mulher, resolveram "descobrir" o que atrai as mulheres num homem.
Descobriram o que qualquer um, que não viva enfurnado em laboratórios, o que qualquer um que se embebeda e sai à noite, à caça, já sabe há muito tempo : mulher gosta de homem com cara de macho, com jeito de bicho. Algumas, mais modernosas e ditas independentes, até afirmam publicamente a sua predileção pelo tal homem sensível, o cara que chore com elas numa comédia romântica, que as acompanhem a vernissages e faça comentários inteligentes para orgulhá-la frente a seus amigos intelectuais (leia-se gays) de óculos de aros grossos e retangulares, que verse, converse e tergiverse sobre o prato francês que melhor harmonize com aquele vinho chileno etc etc. Tudo encenação, tudo farsa. Tudo balela. Mulher de verdade gosta de macho de verdade.
A pesquisa mostrou que mulheres, sobretudo no período fértil, mostram-se atraídas por exemplares masculinos de feições quase neandertais, queixo quadrado e acentuado, mandíbula forte, olhos estreitos e sobrancelhas grossas e bem definidas. Ainda segundo os pesquisadores, as mulheres no período fértil sentem-se atraídas pelo George Clooney. É só você ter a cara do George Clooney e o resto fica fácil. E fica mesmo.
Para total desespero dos pesquisadores, outro dado coletado mostra que a inteligência masculina não tem influência alguma sobre as mulheres em seu período fértil. Óbvio, de novo. Mulher no cio quer pinto, pau, piroca, rola, trabuco, pistola, tarugo. Fazer o que com um cérebro? 
Garver-Apgar diz que a falta de um tesão semelhante pela inteligência masculina é desconcertante. Entendo o desconforto desses cientistas. Cientista, em geral, é aquele cara pouco agraciado fisicamente, pele tangendo o translúcido, queixo à la Noel Rosa, quase imberbes, míopes de microscópio, e que tem em sua inteligência a última - e ilusória - esperança de se dar bem com alguma gostosa.
Tentarei confortá-los, caros cientistas, de quem já fui simpatizante: no período de cio da mulher, desistam, não há como para vocês. Depois ou antes dele, contudo, vocês têm um tempo para pôr em prática a vossa tão propagandeada inteligência. Bolem cantadas, arapucas e ardis para ir enredando a mulherada, vão comendo pelas beiradas, vão aplainando o terreno, vão cevando a pesca, que nos períodos de calmaria, a inteligência é fator atrativo para as mulheres.
Mapa da mulher : período fértil, homem com cara de homem; períodos outros, inteligência.
Por sorte, eu tenho as duas coisas.

A Maldição De São João Batista

Gasolina batizada,
Whisky batizado,
Pessoas batizadas.
Batizou, perde a integridade,
Batizou, perde o caráter, descaracteriza.
Batizou : pode verter ralo abaixo,
Que já é argila seca,
Irrecuperável,
Malcozida e malmoldada.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Profissão : Dublê De Baiano

Para que não me venham com mais aleivosias e acusem meu blog de propensão exclusiva ao escárnio e ao maldizer, o Marreta desarma tal falácia e reafirma o seu compromisso de cunhos social e de utilidade pública.
A honrar esse compromisso, trago mais uma postagem da série "profissões de futuro". Sendo, eu, um homem de meia-idade e com certa experiência do prosaico e do mundano, não poderia me furtar em compartilhar o que sei com as atuais gerações, essa valorosa geração tão ávida por conhecimento e aprimoramento pessoal. Não é a primeira vez que apresento dicas de novas e promissoras carreiras profissionais. Já mostrei as inovadoras e vanguardistas Universidades de Cabelereiro e do Hambúrger.
Nessa mesma linha empreendedora, tomei ciência, hoje, de nova profissão, e a vos trago : Axezeiro.
Isso mesmo, puta que o pariu! Profissão : Axezeiro, profissão : baiano temporário. Nos mesmos moldes do comércio lojista, que contrata vendedores para as festas de fim de ano, a cidade de Porto Seguro (BA) está contratando jovens de todo o país para atuarem como dançarinos temporários de axé, e suprir a grande demanda do verão baiano, sobretudo no carnaval.
O cara vai ser estagiário de trio elétrico, vai ser trainee de baiano. Puta que o pariu, de novo! Tá faltando baiano para trabalhar no carnaval. Também queriam o quê? Que, justo no carnaval, o baiano trabalhasse? Porto Seguro tá importando baiano! De Minas Gerais, de São Paulo, do Paraná, do Espírito Santo! O recrutamento é feito pela internet e os selecionados são registrados e tudo, carteira assinada, FGTS e férias proporcionais, vale-transporte etc; o salário chega a dois mil reais.
Para quem gosta de areia enfiada no toba e sunga apertando as bolas, é um prato cheio, são férias remuneradas. O bônus vem na forma de bucetinhas e pirocões, que o/a dublê de baiano ainda pode angariar em suas horas de descanso, quando não está trabalhando duro, ou bucetões e piroquinhas se for pessoa de menos sorte.
De repente, se o cara se destaca como temporário, pode até ser efetivado como baiano, ganha dupla cidadania, vira baiano honorário. Caso contrário, na pior das hipóteses, volta para casa com o currículo enriquecido : Axezeiro do Carnaval de Porto Seguro 2011. Puta que o pariu, de novo de novo! Isso é melhor que MBA, é melhor que PhD.
Mesmo que não seja efetivado como baiano, o futuro profissional do cara tá garantido, ele será o mais disputado e o melhor remunerado axezeiro dos carnavais fora de época de seu estado, seja qual for. Com um know-how desse, o carnaval é dele e ninguém tasca. Mesmo com a chegada da idade e das inevitáveis perdas da forma física e agilidade, o cara não precisa se alarmar, ele está capacitado para atuar na área de Consultoria de Micaretas, pode também abrir uma franquia, ser um ombudsman regional do Axé.
Não sei como ainda não existe a UFA (Universidade Federal do Axé). A Carla Perez e a Sheila (a morena) seriam as decanas da Instituição, as donas da cátedra, o reitor seria o Jacaré e o patrono, óbvio, com direito a busto de bronze nas escadarias de entrada, Gilberto Gil, desencadeando brutal crise de ciúmes em Caetano, que, em represália, fundaria a Universidade do Eu Acho o Axé Lindo, Ou Não. A monografia ou o TCC (trabalho de conclusão de curso) seria o cara descer o cu na boca da garrafa (no caso de professores mais tradicionais) ou apresentar a coreografia do Rebolation para uma banca examinadora presidida pelo compadre Washington.
Deixo registrada, aqui, a ideia da Universidade Federal do Axé. Se ela for criada um dia, quero receber meus royalties. Quer dizer, quero receber se não tiver que ir buscá-los na Bahia, senão, abro mão deles. Em nome da cultura nacional.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Uma Virtude, Ao Menos

"Em sua primeira semana, Dilma Rousseff fez mudanças em seu gabinete. Substituiu um computador de mesa por um laptop e retirou a Bíblia da mesa e o crucifixo da parede. (Folha de São Paulo, 09/01/2011)".
Será essa louvável atitude a primeira quebra de compromisso de Dilma com seus apoiadores? No caso, o bando de idiotas cristãos, católicos e evangélicos, que a apoiaram no segundo turno, talvez com a esperança de um conversão da mesma; cristão adora converter os outros, adora partilhar sua ignorância.
Digo que não. Dilma Rousseff não quebrou nenhum compromisso de campanha essa vez. Nem quebrará algum em seu mandato.
Dilma Roussef, e que meu braço seja dado à torção, nunca mentiu ou fez promessas infundadas em sua campanha presidencial. Seria impossível : nunca houve uma campanha "sua", ela nunca foi candidata, nunca se coligou a ninguém, não assumiu compromissos de espécie alguma. Sempre foi a campanha de Lula, em prol de seu terceiro mandato. Lula a fez candidata ante a impossibilidade de sê-lo, Lula mentiu, coligou, prometeu, fez conchavos e assumiu compromissos eleitoreiros; Dilma foi a fiadora de Lula, digamos assim, alguém que irá pagar o "pato" se algo desandar.
Prova disso que Dilma Roussef nunca tentou esconder seu passado, até porque sua ficha criminal correu net afora : guerrilheira, assaltante de banco, sequestradora, comunista (o que, diferente dos predicados anteriores, não é crime, embora, à época, fosse assim considerado) e ateia - uma virtude, ao menos. Dilma não ocultou tampouco desmentiu seu passado de fora-da-lei. Não precisava. Como, de fato, não precisou.
Uma ficha dessa derrubaria candidatura de síndico de prédio, mas não derrubou a da presidenta. Fato estranho e obscuro? Não. Claro, nítido e em HD : não derrubou a candidatura de Dilma porque a candidatura era de Lula. Talvez milhões tenham lido a ficha de Dilma, mas e daí se ela foi sequestradora, assaltante etc?, o negócio não era com ela. Milhões leram a ficha de Dilma e mantiveram seu voto : em Lula, o verdadeiro candidato.
Razão pela qual os ataques à pessoa de Dilma nas retas finais das eleições não causaram flutuações significativas nas pesquisas de intenção de votos. Seus opositores cometeram um erro crasso, tornaram Dilma em alvo de suas injúrias e tentativas de difamação, quando ela nunca foi o alvo dos votos da população. Para vencer Dilma, Serra e sua equipe deveriam ter escarafunchado os podres de Lula. Agora é tarde.
A eleição de Dilma é realmente um fato histórico inédito, não só no Brasil, talvez no mundo. Ela não só foi a primeira mulher presidente de Pindorama, ela foi o primeiro presidente que ganhou sem ter tido um único voto, todos os votos foram pra Lula, como bem observou e expôs Ferreira Gullar em sua coluna de ontem, na Folha de São Paulo.
Não ter recebido nenhum voto, em meu ponto de vista, dá à Dilma uma enorme liberdade de decisões, ela, sim, poderá falar com toda a tranquilidade, quando cobrada de algo, que nada sabia. Ela não sabia, mesmo. Não prometeu nada a ninguém. Liberdade para tomar decisões como essa - eu adorei -, tirar crucifixo e bíblia do gabinete, que lugar disso é em igreja ou na casa de cada um. Se cobrada pelos cristãos, ela ainda poderá dizer que não foi uma atitude da ateia Dilma, mas da estadista Dilma a cumprir a Constituição, proclamada laica em nosso país. Que delícia deve ser cumprir uma lei que conjumina com nossas convicções pessoais.
E se ela resolve tomar conta da casa e não cumprir os compromissos assumidos por Lula com os aliados? E se ela começar a desagradar suas bases? Sofrerá pressões enormes da canalhada, isso sem dúvida. Não nos preocupemos, no entanto, com nossa presidenta, nem nos apiedemos dela se isso vier a ocorrer. Ela aguenta o tranco. Duvido que ela tenha perdido a perícia com uma submetralhadora nas mãos.

A Noiva Do Chuck

Lançado o boneco da Dilma presidente, o Lula de laquê. É ou não é a noiva do Chuck escrita? Muito útil como bibêlo de penteaderia de quarto de bruxa, ou da sogra. (boneco da autoria de Marcus Baby).

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Vacina Pra Bebum

Japoneses, asiáticos de um modo geral, são ruins de copo. Tive um amigo japonês que com meio copinho de cerveja já ficava vermelho e começava a tontear, o bom é que o cara gasta pouco para ficar bêbado. Acontece que porcentagem substancial da população asiática não possui o gene responsável pela síntese da proteína aldeído desidrogenase, enzima responsável pela metabolização do álcool. A grosso modo, tudo o que o organismo não consegue metabolizar acaba se tornando um veneno para ele. As pessoas deficientes dessa enzima têm severas reações de desconforto à ingestão do abençoado álcool, fortes enjoos e náuseas, principalmente e, claro, o cara não bebe mais.
E é a partir dessa enzima que cientistas chilenos, desocupados e filhos das putas, vão tentar desenvolver uma vacina antibebum. Pelo que entendi, a vacina, esse desserviço da ciência, induziria a mutação das células do fígado através de um vírus que transmitiria tal informação. Não entendi bem, mas me parece que a informação posta no vírus da vacina apagaria a "receita" da enzima aldeído desidrogenase do DNA do bebum e ele passaria a sentir enjoos e náuseas à simples visão da pinga. Induzir mutações...lá vem mais tumores e cânceres.
A vacina foi testada em rato alcoólatras (a ciência é admirável), que passaram a consumir 50% a menos do seu habitual. Sacanagem com os ratinhos, já vivem presos em laboratório e nem mais um goró vão tomar.
Enfim, é a mais pura e absoluta falta do que fazer. Esses chilenos não respeitam a natureza humana, querem brincar de deus. Deviam é ir tomar uns vinhões, que o Chile é bom nisso.
Vacina para parar de beber, pois sim. Se nem a do H1N1, eu tomei...

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O Professor Paiva

Nem é epoca da florada deles, acontece que ontem, a caminho do banco (ver em quanto fui roubado por ele no mês passado), dei de cara com um flamboyant em pleno cio, em total desbunde vermelho-alaranjado. Lá estava ele, no canteiro central da avenida, perfilado com vários outros flamboyants-primos-dele, e apenas ele florido. Temporão ou retardatário? Não importa, já embelezou um pouco o meu dia. Gosto de flores, são das poucas coisas admiráveis nessa natureza louca, são as bucetas das plantas.
No caso dos flamboyants, é inevitável há quase 30 anos : sempre me lembro do prof. Paiva quando vejo um florido. O prof. Paiva lecionava matemática, geometria analítica, matrizes, essas coisas. Era um escroto, um escroto divertidíssimo sob o verniz de homem sério e carrancudo; um gozador, para quem soubesse entender seu humor.
A florada dos flamboyants ocorre entre fins de novembro e meados de dezembro, época em que os alunos se descabelavam com as provas finais de antigamente. Era nessas horas, e nesse ambiente tenso, que o prof. Paiva passeava pela sala durante a aplicação de suas avaliações, circulava por entre as fileiras de carteiras, mãos cruzadas às costas e, de tempos em tempos, proferia solene e gravemente : "quando o flamboyant floresce, o aluno padece. E porque merece."
Padecíamos, sim, àquela época. Ainda bem. Nunca vi forja funcionar a frio. Eu gostaria muito de poder repetir as palavras do prof. Paiva aos meus alunos. Por isso, sou taxado de retrógrado e recalcado pelos tais "educadores" modernos, analfabetos diplomados à distância. Essas "sumidades" dizem que a minha mágoa é não poder fazer com meus alunos o que fizeram comigo. Surpreendentemente, esses idiotas estão certos, dessa vez.
Ressinto-me em não poder fazer aos jovens de hoje o que o prof. Paiva e tantos outros fizeram por mim. Eles me ensinaram a ter disciplina, método, organização, a ser cumpridor de minhas obrigações. Em suma, a ser responsável. De quebra, ainda aprendi muito de química, física, matemática, geografia etc. Devo a eles, inclusive, muito de meu afiado senso crítico. E olha que toda minha formação básica se deu de 1972 a 1984, época da injustiçada e difamada ditadura, as escolas formavam gente, então. Claro que me ressinto em não poder fazer o mesmo pelo meu aluno.
Hoje, o aluno não mais padece, é contra a lei. A passagem dele pela escola, manda a lei, deve ser uma visita a um parque de diversões, de onde ele sai semianalfabeto, é ilegal formar um ser pensante na escola pública. Ele padecerá - verdadeiramente - depois, o resto de sua vida, de subemprego em subemprego. A ditadura terminou mesmo em 1984? Ou foi aí que ela se iniciou?
Não posso repetir as palavras do prof. Paiva hoje. Não há mais provas finais. Ainda que, por puro saudosismo, eu parafraseasse o prof. Paiva, de nada resolveria. Tenho uma média de 400 alunos/ano, garanto que nem 10% saberiam o significado da palavra "padece", muito menos o que é um flamboyant.
Não posso ensinar o currículo básico ao aluno, nem torná-lo alguém responsável. A lei não me permite. Paciência, Iracema, paciência.
Só me resta apreciar os flamboyants.

Saudades Da Ditadura, Cada Vez Mais

De uns dois ou três anos para cá, uma espécie de subconcurso foi  instituída na Educação de SP. O que tem até certa coerência. Povo subalfabetizado e subnutrido, país subdesenvolvido em que tudo é feito nos subterrâneos, um subconcurso tem toda a lógica.
Resumidamente, esse subconcurso para professores é uma prova feita para os "profissionais" com um diplominha de licenciatura que não conseguem ser aprovados nos concursos oficiais de sua carreira, os chamados professores temporários, ainda ACTs ou OFAs. E dado o nível dos concursos oficiais, só uma coisa justifica o cara ser temporário : ele ter se formado recentemente e, nesse meio tempo, não ter havido a realização de nenhum concurso; acontece que tem gente - muita gente - que aposenta como temporário. 
O que é um absurdo. Desde os mais altos cargos públicos, um juiz de direito a exemplo, passando por um policial raso e chegando a um lixeiro de uma prefeitura, todos têm que ser concursados. Todos têm que passar por um concurso público de provas e títulos. Não foi aprovado? Vai procurar o que fazer da vida. No Brasil, só políticos e professores não precisam ser aprovados em concurso para exercerem seus ofícios. Não é à toa que estamos como estamos.
Acabo de ver agora, em reportagem da Folha, que o subconcurso para "professores" realizado no fim de 2010, que "habilita" os temporários de 2011, foi um fiasco. Das 80 questões, 16 foram anuladas por conta de erros na elaboração. O governo disse que isso não invalidará a prova, as questões anuladas serão consideradas como corretas e acrescidas às notas individuais. Isso fará com que o número de "aprovados" aumente substancialmente.
Será que houve mesmo erros na elaboração das questões? Óbvio que não. Está claro que foi um estratagema do Governo para "aprovar" um tanto de incompetentes. Afinal, ficaria muito feio para ele se "professores" que estão há 15, 20 anos na rede pública como temporários fossem reprovados agora. Ele teria que admitir que durante décadas colocou incompetentes em salas de aula. Fez o que, então? Criou esse ardil e deu de graça 20% da prova para todos os temporários. Corrijo o que disse há pouco, o subconcurso não foi um fiasco, foi um sucesso, um êxito retumbante.
Resolvida a questão: estão todos habilitados e capacitados.
Em tempo: fiquei sabendo pela reportagem que formados em psicologia, se aprovados nesse subconcurso, podem lecionar ciências, o que inclui biologia, química e física. O que esses imbecis sabem além de se deitar em divãs e chupar um charutão?

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O Brasil Honrou Sua Tradição, Mais Uma Vez (2)

Josef Mengele, carrasco nazista, aportou no Brasil e por aqui encontrou simpatizantes que o acolheram, morreu em 1979 sem nunca ter pago pelo que fez. Ao que tudo indica, realizou, inclusive, experimentos genéticos na pequena cidade de Cândido Godói, RS, experiência com gêmeos; no pequeno munícipio, a partir da chegada de Mengele, um a cada cinco nascimentos produzia gêmeos, loiros e de olhos azuis em sua maioria. Mengele morreu tranquilo e feliz por aqui, de velhice.
Ronald Biggs, um dos idealizadores do famoso assalto ao trem pagador, bandido procuradíssimo na Inglaterra, também encontrou águas calmas em portos tupiniquins. Mais que isso, virou celebridade por aqui, sua casa virou ponto turístico, casou com uma brasileira com quem teve um filho, o tal Mike, que atazanou os ouvidos de toda uma geração como integrante do hediondo Balão Mágico. Só voltou à Inglaterra por vontade própria.
Desde 2003, há três exilados paraguaios no Brasil, três guerrilheiros, procurados por sequestros e assassinatos em seu país, aliados das farcs.
Ano passado, o hondurenho Manuel Zelaya, deposto da presidência de seu país de modo totalmente legal, de acordo com a Constituição deles, refugiou-se em embaixada brasileira se dizendo vítima de golpe, quando ele era o "golpista". Foi muito bem recebido e teve excelentes acomodações às nossas custas.
E agora o caso desse carcamano Cesare Battisti. A União Europeia planeja um ato contra a decisão brasileira de abrigar mais esse criminoso, autor de vários assassinatos na Itália. O que era uma questão incômoda apenas com a Itália, passará a ser com todo um continente.
Mas é certo que o Brasil não abrirá mão de sua decisão, o bandido ficará por aqui. Gostamos deles. Gostamos de filhos das putas. Sobretudo "coitadinhos" que se dizem perseguidos políticos. Gostamos dos safados, canalhas, guerrilheiros, terroristas, sequestradores, assassinos. Não elegemos uma ex-comandante de um grupo armado, responsável por inúmeros atos de sequestro e morte, como nossa "presidenta"? Pois, então.
Cesare Battisti vai ficar aqui, sim. Vai virar celebridade, aparecerá nos programas da Hebe, do Jô Soares, do Serginho Groismann, no da Marília Gabriela, no de todos esses escrotos. E ainda se fará de vítima, dir-se-á um combatente pela democracia. E o público, adolescentes idiotas com ares fingidos de intelectuais, aplaudirá efusivamente o canalha.
O Brasil honrou sua tradição de banditismo, mais uma vez.
Parabéns para nós.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Ora, Papa Bento XVI, Vá À Merda

Um carro-bomba matou cerca de 20 fiéis cristãos num templo em Alexandria, Egito, no dia 01/01/2011; um atentado muçulmano. Frente a isso, o escroto do Bento XVI conclamou chefes de Estado para lutarem contra perseguições aos cristãos, aos pobres e inocentes filhos de Cristo. Segundo o Papa, nazistão brabo, há urgente necessidade de acabar com as guerras e perseguições religiosas; segundo ele, as perseguições atingem principalmente os cristãos.
Primeiro de tudo que a África é muçulmana, o Egito é muçulmano. Aí vai o cara e arma um templo cristão na casa dos outros. O cara é palmeirense e quer torcer no meio da torcida do Corinthians.
Depois, já que o Papa fala em perseguições, antes vejamos umas poucas curiosidades da bondade cristã:

"Nós, a Ku Klux Klan, reverentemente reconhecemos a majestade e supremacia de Jesus Cristo e reconhecemos sua bondade e divina providência. Erguemos nossos rostos para Deus nosso pai, reconhecendo que este país foi fundado como uma nação Branca sob seus propósitos tais como revelados na Sagrada Escritura." Credo dos Cavaleiros da Ku Klux Klan do Texas. (esses cristãos queimam e enforcam negros);
"O Exército de Deus é uma organização terrorista anti-aborto, vertente da Identidade Cristã, uma vertente cristão que prega o supremacismo branco, anti-homossexualimsmo, anti-semitismo e anti-imigração.O objetivo do Exército de Deus é estabelecer, por meios de violência, uma teocracia cristã nos Estados Unidos da América";
"A Identidade Cristã é afiliada em algum grau com grupos de igrejas cristãs de todo o mundo e indivíduos devotos à teologia cristã racista que afirma que os brancos do norte da Europa são os descendentes diretos das tribos perdidas de Israel, os escolhidos por Deus. A Identidade Cristã inclui grupos terrorristas cristãos como O Pacto, A Espada, o Braço de Deus, os Sacerdores de Phineas e a Milícia Constitucional de Oklahoma, também conhecida como a Igreja Universal de Deus. A Identidade Cristã também é relacionada a outros grupos como as Nações Arianas, Exército Republicano Ariano e o Conselho dos Patriotas."
Grupos terroristas cristãos católicos : Provisional Irish Republican Army, Official IRA, Irish National Liberation Army (also known as the Catholic Reaction Force), Irish People's Liberation Organisation, Continuity IRA, Real IRA;
Grupos terroristas cristãos protestantes : Ulster Volunteer Force, Ulster Defence Association, Loyalist Volunteer Force, Red Hand Commandos, Ulster Resistance.
(fonte : http://realidade.org/forum/index.php?topic=640.0).


Agora, mais algumas bondades cristãs ao longo da História:
ano de 389 - Teófilo, hoje Santo Teófilo, é nomeado patriarca de Alexandria e inicia imediatamente uma violenta campanha de destruição de todos os templos e santuários não-cristãos;
ano de 412 - Cirilo, hoje Santo Cirilo, doutor da Igreja, é nomeado bispo de Alexandria e sucede a seu tio Teófilo. Excita os sentimentos antissemitas difundidos entre os cristãos da cidade e, à frente duma multidão de cristãos, incendeia as sinagogas da cidade e faz fugir os judeus;
ano de 804 - O imperador cristão Carlos Magno converte grande número de saxões, propondo-lhes a seguinte escolha: converter-se ao catolicismo ou serem decapitados. Vários milhares de cabeças caem, com a bênção da Igreja;
ano de 1204 - A 4a Cruzada fez uma parada em Constantinopla, durante três dias, Constantinopla foi posta a saque, com uma orgia de violências indescritíveis;
ano de 1231 - Fundação da Inquisição. O Santo Ofício, durante toda a sua história, queimou mais de um milhão de pessoas, essencialmente hereges, judeus e muçulmanos convertidos e também os “bruxos”;
ano de 1499 - Acontece neste ano o maior “auto da fé” que a História registra. Em um só auto de fé, o inquisidor Diego Rodrigues Lucero queima vivos nada menos que 107 judeus convertidos ao cristianismo, em Córdova;
ano de 1506 - “Pogrom” de Lisboa: 3000 judeus são trucidados pelos piedosos católicos, incitados pelos prelados;
anos de 1618 a 1648 - Guerra dos 30 anos. Os muito católicos reis de Habsbourg forçam a conversão dos seus súbditos protestantes da Boêmia, iniciando a maior guerra que o continente europeu tinha conhecido. A população da Alemanha é reduzida à metade;
anos de 1918 a 1945 - A Igreja católica apoia ativamente o crescimento dos totalitarismos na Europa. Em 1929, Mussolini, depois de ter assinado a concordata dita “Patti Lateranensi”, é qualificado pelo papa como “o homem da providência”. Em 1932, o ditador recebe das mãos do papa a Ordem da Espora de Ouro, que é a mais alta distinção concedida pelo Estado do Vaticano. Hitler declara-se católico no “Mein Kampf”, o livro onde ele anuncia o seu programa político. Também afirma que está convencido ser ele um “instrumento de deus”. A Igreja católica nunca colocou no seu Índex o “Mein Kampf”, mesmo antes da ascensão de Hitler ao poder. Podemos acreditar que o programa antissemita do futuro chanceler não desagradava à Igreja. Hitler mostrará o seu reconhecimento tornando obrigatória uma prece a Jesus nas escolas públicas alemãs e reintroduzindo a frase “Gott mit uns” (Deus está conosco) nos uniformes do exército alemão.

A fonte dessa cronologia está no http://ateus.net/artigos/critica/a-pagina-negra-do-cristianismo-2000-anos-de-crimes-terror-e-repressao/ , muito mais completa e detalhada, aqui só pincei alguns tópicos.
Agora vem esse filho da puta do Papa pedir que se pare com a perseguição aos cristãos? Ora, vá a puta que o pariu, Bento XVI, você e todo seu exército de cristãos.
Ah, mas também existem os bons cristãos, argumentarão alguns idiotas. Alguns bons compensam todo o relacionado acima? Um Cristo a cada dois mil anos? E o que tem Cristo de especial? Era um cara boa-praça, muito bom pra se ter como amigo, estilo hippie, que andava com a turma dele pelas tabernas da época, comendo e bebendo de graça, faziam longas caminhadas pelas águas, o que sempre terminava em farta pescaria e que disse (ou dizem que ele disse) o óbvio, basicamente que não se deve fazer ao outro o que não quer que seja feito a você. Brilhante, né?
Um Cristo esporadicamente e uma madre Teresa de Calcutá são muito pouco para compensar todas as atrocidades cristãs. São irrisórios. Desprezíveis.
Os cristãos têm que receber o troco do que sempre fizeram, é a terceira Lei de Newton. Têm que ser perseguidos, sim. Exterminados, se possível.
Reitero, a culpa é do Nero, que não matou tudo no ninho.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Boas Novas de Ano-Novo

Enquanto boa parte dos cientistas torra bilhões de dólares, e de neurônios, em pesquisas com células-tronco, cura para AIDS, partículas subsubsubsubatômicas, vida em outros planetas etc, algumas facções acadêmicas realmente pesquisam a sério e se ocupam da efetiva aplicação da ciência para a melhoria de vida e o bem-estar do ser humano.
É o caso de alguns químicos franceses da Universidade de Reims. Esses abnegados da ciência determinaram a temperatura ideal para o consumo do champagne, 4 graus Celsius. Nem mais nem menos. A essa exata temperatura, a bebida retém a quantidade ótima de gás carbônico (as famosas bolhas do champagne), concentração essa que acentua à perfeição o gosto da bebida. A boa notícia para nós, desovados aqui nesses tristes trópicos, é que resultados idênticos foram obtidos para a cerveja. Quatro graus Celsius e a cerveja está em sua melhor forma.
Um brinde à verdadeira ciência, aquela que se preocupa com a real qualidade de vida das pessoas.
Vive la France! (menos o sovaco cabeludo das francesas).