Esquerdista militante de carteirinha, autor de letras engajadas, panfletárias e lacradoras, o cantor e compositor Gonzaguinha, falecido aos 45 anos em acidente rodoviário, filho do Gonzagão, foi uma das figuras mais chatas, mala sem alça e intragáveis da MPB. O bicho era tão chato, mas tão chato, que a turma do Casseta e Planeta, muito antes de sua fase televisiva, quando a trupe atuava em frentes distintas, porém, unidas, parte deles no jornal O Planeta Diário, parte na revista Casseta Popular, disse uma vez : "tudo na vida tem um lado bom, menos o disco do Gonzaguinha", na época dos lados A e B dos LPs de vinil. Aliás, todo engajado é chato pra caralho. Aliás (2), mais chato que o chato que dá no caralho, que desse a gente se livra fácil, basta um pouco de Neocid. Gonzaguinha era uma espécie de Henfil da música. Um entojo.