Uma notícia que seria sem grande relevância, corriqueira, digna apenas de pequena nota nos jornais de grande circulação, causou um enorme rebuliço entre os comandos vermelhos da política do país, arrepiou até os cabelos do cu de nossa esquerda desbotada. Desbotada e encardida. Mais suja que pau de galinheiro.
O motivo de tanto alvoroço foi a nomeação do novo secretário particular de Geraldo Alckmin (PSDB), governador do estado de São Paulo. Alckmin trouxe para o seu círculo mais próximo de assessores o jovem advogado Ricardo Salles, 37 anos. Salles é fundador do Movimento Endireita Brasil e se autodeclara um representante da direita liberal no país.
Foi o que bastou para o PT e outros comunistas de araque se sentirem ofendidos em seus brios, para ficarem preocupados - palavras deles - com um possível retrocesso político.
Que retrocesso seria esse que a esquerda festiva tanto teme? A volta a uma época onde safado baderneiro entrava no cacete e mofava no xilindró? Se for isso, durmam tranquilos, vermelhoides. Não vejo maneira, infelizmente, de tanta justiça tornar a acontecer nos dias de hoje.
Mas ele é de direita, tornarão ainda os canhotinhos.
Sério que não entendo a indignação pela nomeação de Ricardo Salles, tão somente por ele se declarar de direita. Ser de direita diz respeito apenas à posição política do sujeito, nada além disso pode ser inferido, ser de direita nada diz a respeito do caráter, competência profissional e qualidades outras da pessoa.
Qual o mal em ser de direita? Ou será consenso que todo mundo de esquerda é bom e todo mundo de direita é ruim? Não tem comunista canalha e corrupto? É isso? Antes fosse, estaríamos no paraíso. Ainda dizem não haver um revanchismo por parte do PT.
Geraldo Alckmin não é de um partido de esquerda, qual a surpresa , então, no fato dele ter nomeado para seu secretário um representante da direita? E qual o impeditivo nisso? E o necessário equilíbrio ideológico ao bom exercício da democracia, companheiros? E a representatividade de cada setor da sociedade?
Os esquerdistas classificam como ditadores a todos os de opinião divergente à deles, sem exceção. O que só mostra, na verdade, quem são os verdadeiros déspotas : eles, os da esquerda.
Os da esquerda só concordam em brincar de democracia se obtiverem a hegemonia no poder, mas aí me parece que descaracteriza um pouco a democracia, né?
A mídia tendenciosa e comprada pelo PT está usando algumas das declarações de Ricardo Salles como forma de pressão para que Alckmin volte atrás em sua nomeação.
A primeira, sobre a Lei da Anistia : "Esses que estão no poder, que no passado assaltaram, sequestraram, mataram pessoas na tentativa de instaurar uma ditadura de esquerda, querem o revanchismo. Não podemos permitir que essas pessoas tentem fraudar a história para premiar os terroristas de ontem que estão no poder". Ricardo Salles está certíssimo, os chamados grupos de resistência ao governo militar eram grupos terroristas paramilitares que nada queriam com a democracia, queriam derrubar a injustamente chamada ditadura militar para instalar uma outra e verdadeira ditadura, a do proletariado. Nas cartas trocadas entre essas quadrilhas, a palavra democracia jamais aparece, sempre a ditadura do proletariado. Essas cartas são, hoje, documentos públicos, disponíveis a quem queira ler, e tenha coragem para.
A segunda, sobre o MST : "O MST é um movimento criminoso. Não é um movimento social, ao contrário do que diz o governo. Eles têm treinamento das Farcs (forças armadas revolcionárias da Colômbia), e dinheiro público desviado através das ONGs." Nesse caso, a declaração de Salles também procede. Em 2004, trabalhei com um sujeito que havia morado numa cidade do Mato Grosso próxima a um assentamento do MST. Ele estabeleceu uma certa relação de camaradagem com alguns membros do assentamento e, entre outras coisas, ficou sabendo exatamente disso, que os líderes do MST tem treinamento paramilitar. E para quê? Para plantar mandioca e banana?
A terceira, sobre a adoção por casais homossexuais : "É totalmente antinatural. Eu não concordo com isso. O conflito que pode gerar numa criança ser criada por um casal homossexual é muito grande". Alguém discorda de que seja antinatural? Claro que cada um tem o direito de se relacionar com quem bem entender, homem com homem, mulher com mulher, cada um tem pleno direito ao seu gosto e ao seu prazer, ninguém tem nada a ver com isso, mas desde quando dois homens formam um "casal"? Não formam.
Ainda que fossem de todo absurdas e descabidas, Ricardo Salles tem o direito a expressar suas opiniões. Aos que delas discordam, cabe o direito de combatê-las com argumentos - de preferência, apresentando provas concretas -, e não com ameaças de censura, com a compra dos meios jornalísticos ou com pressão política canalha.
Não me considero apolítico, que isso não há como, mas apartidário. Gosto de crer que eu não tenha simpatia por nenhuma legenda ou tendência política. Mas, confesso, estou a fraquejar.
Em vista da esquerda que há tempos se nos apresenta, estou cada vez mais propenso a dizer : Endireita, Brasil !






