sábado, 9 de fevereiro de 2013

Essa Sim É A Verdadeira Pedagogia

Gosto de vasculhar a net a observar propagandas antigas, os reclames, como eram chamados. Tenho cá para mim que uma boa parte da história do bicho humano possa ser contada através de sua publicidade e dos produtos que ele consome (ou consumia) ávida e exageradamente, feito um burro cego, como se cada um deles fosse indispensável à sua vida.
Os fósseis dos neanderthais, cro-magnons etc mostram a evolução biológica do ser humano. As peças publicitárias antigas do Homo Sapiens são fósseis que revelam sua involução cultural e intelectual ao longo dos tempos.
Vejam esse reclame de um gibi,  "O Pato Donald", de julho de 1950. Um primor da boa educação para os petizes da época, uma pérola da verdadeira pedagogia, época em que bullying nem existia, era frescura, coisa de mariquinhas, de moleque frouxo, de filhinho da mamãe. Bons tempos!!!
Na capa, o Lobinho dá uma bela (e merecida) muqueta na fuça do porquinho Prático, o mais chato dos insuportáveis 3 porquinhos.
Detrás da árvore, observando à socapa, Lobão, o orgulhoso pai, o neurastênico Pato Donald e o bonzinho Mickey Mouse riem às pampas das agruras do porquinho.
O mais engraçado, a revista vinha com dois "respeitáveis" selos de aprovação, reparem na capa : "Uma revista infantil aprovada pelas autoridades educacionais e eclesiásticas. Compre para seu filhinho."
Muito bom! Não eram apenas Lobão, Donald e Mickey que aprovavam a tunda infligida por Lobinho ao porquinho Prático. O Ministério da Educação e Cultura e a santa igreja católica também davam seu beneplácito à educação via punição.
Genial! Essa é a autêntica pedagogia, aquela que verdadeiramente educa e prepara o sujeito para o mundo darwiniano em que vivemos, e não para a queimação de rosca, ou, pior, muito pior, para o divã do psiquiatra ou do psicanalista.
E o preço, então? Três cruzeiros velhos. Uma pechincha. Muito mais barato que um frasco de Emulsão de Scott ou de Rhum Creosotado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário