quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Luto : Teu nome é Cleonice

A poucos seres, eu sou tão agradecido pela oportunidade da convivência, por tê-los conhecido. De poucos, a companhia pelas madrugadas me foi tão preciosa e tanto me locupletou. A poucos, gostei tanto de me dedicar, zelar e agradar. E nenhum outro fez mais jus aos meus cuidados. E nenhum outro respondeu e correspondeu tão à altura.
A música no meu toca-CDs insone sairá mais embargada, enlutada, por não mais ressoar nas tuas orelhas parabólicas; meus olhos, também, por não terem mais os teus olhos, Cleonice, a me vigiar e velar, sempre acocorada ao meu lado, ou no meu colo.
A mesa, em que passo parte de minhas madrugadas de fim de semana a beber e ouvir músicas antigas, se ressentirá da falta do teu flanar almofadado sobre ela, da tua pose de esfinge a orná-la. Naquela mesa sempre estará faltando ela, e a saudade dela doerá pra sempre em mim. Talvez eu até troque meu lugar de beber, talvez me sente ao chão da sacada.
Só não sei como explicar a tua partida à tua irmã, a Pretinha - teu irmão caçula, o Raul, está desconsolado. Como explicar a uma gata que a irmã foi ao médico e por lá mesmo ficou? Como saber o que passa por seus pequenos cérebros e corações felinos? A dúvida, o não saber da Pretinha, que talvez já esteja a esperar pela volta da irmã, companheira desde o útero, a cada vez que a porta do apartamento se abre, é uma das coisas que mais me doerá : não poder tentar aplacar a dor dela. E que me fará chorar por repetidas vezes. Como estou agora.
Resta o consolo, minha filha, de que foram 16 anos muito bem vividos e cuidados, e que rápido adoeceste e rápido te foste. Dois dias, se tanto. Sofreste, bichinha, não sei em que intensidade (procuro nem pensar nisso), mas por pouco tempo, ao menos.
Foste querida, amada, paparicada. Divertiu-se muito. Do teu jeito, do jeito dos gatos. Divertimo-nos muito. Do nosso jeito, do jeito dos gatos. Mesmo na morte, foste bem assistida, deixaste a vida em bom local e conduzida por mãos competentes, hábeis e carinhosas.
Tiveste, minha filha Cleonice, uma boa vida. Sete boas vidas. E isso é mais do que muita gente pode dizer.
Cleonice morreu ontem (18/10), por falência dos rins.


2007 - 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário