Até 2009, 2010, mais ou menos, A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, cuja primeira edição deu-se em 2000, foi o que o nome sugere e ao que se pretende, um espaço para os amantes dos livros e da boa leitura, um oásis para os aficionados pelas belas letras, uma miragem anual no deserto inculto que é Ribeirão Preto. Embora sediada na Praça XV, um espaço público, portanto, e com entrada franca, só percorriam seus corredores pessoas interessadas em livros, o populacho passava ao lado e mal olhava. Bons tempos.