sexta-feira, 27 de março de 2020

Pequeno Conto Noturno (79)

- Por que resolveu se ir? - pergunta Selene.
- Resolvi? - diz Rubens.
- Tá... por que se vai?
- Talvez por não poder ficar.
- Não poder? - instiga Selene.
- Não conseguir.
- Destino, então, Rubens?
- Quando havia opções?
Rubens e Selene secam o resto de cerveja em seus latões.
- Livre-arbítrio, então, meu homem perdido, meu ateu devoto?
- Livre-arbítrio? Quando todas as opções são exatamente a mesma escolha?
- Por que, então, a mudança, o movimento? - e Selene abre mais um latão para si e outro para Rubens.
- Talvez para não morrer à míngua, como os tubarões, que, parando de nadar, não importa para onde, deixam de receber o oxigênio que lhes passa pelas fendas branquiais, dissolvido na água, na inércia aos seus redores.
- Faria diferença, então, ficar e morrer?
- Se fosse em uma de suas crateras isoladas acusticamente, em um de seus úteros anaeróbios, não. Não faria diferença partir ou ficar.
- Mas não poderá ser, né? Não será, não é mesmo? - Selene, sentindo faltarem-lhe a gravidade e a atmosfera.
De um fôlego, Rubens drena o latão recém-aberto e se encaminha para a cozinha. Fazer o último café dos dois.

7 comentários:

  1. Diga ao Rubens que respire fundo! Navegar é preciso, é necessário.
    Precisamos nos falar, ainda mais agora em tempos de quarentena.
    Já deu o braço as torcer para o WhatsApp e demais App's dos smartphones?
    Estou repetindo pq não sei se consegui publicar a primeira postagem

    ResponderExcluir
  2. Grande Presidente Luan, você, sim, é o mito!
    Que surpresa boa, você por aqui, cara.
    Ainda não aderi ao whatsApp e demais apps dos smartphones não, muito menos ao modo "vibro".
    Precisamos mesmo nos encontrar, tomar umas geladas, um rum.
    Faça o seguinte, mande o número de um telefone seu aqui nos comentários que eu te ligo sem falta. Anoto o número (na minha agenda de papel) e apago o comentário, fique tranquilo.
    Aguardo notícias.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com dificuldades para enviar mensagens, não estão chegando.. não sei se consegui entrar com minha conta no blagspot.luanmatos@outlook.com é o e-mail. Tenho Pânico de telefones! Porém estou em minas! Vou para Ribeirão, ainda mais agora com a pandemia, raramente.
      Mande um alô! Diga como está o mundo à sua ótica! Abraços, fraternos!!

      Excluir
  3. Fala Azarão, fazia meses que eu não via mais um desses contos noturnos, tô completamente perdido na cronologia deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que fazia meses que eu não escrevia nenhum. Este mês tem dois, o 78 e este, o 79.
      Você não tá perdido, não. Não há nenhuma cronologia nos pequenos contos, talvez nem se passem todos na mesma linha temporal. Não há ordem ou sequência lógica para a leitura deles.

      Excluir
  4. Recebeu o comentário que fiz? Acho que está dando erro.. tenho o e-mail tbm. luanmatos@outlook.com

    ResponderExcluir
  5. Selene respira fundo. Lamenta. Toma seu café. Amargo sem chocolate.

    ResponderExcluir