sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Eu, um Velho Mimado

Para todos os seus excessos e vícios, o ser humano tem, se não uma justificativa, ao menos, atenuantes, racionalizações. Para todos os seus pecados, o seu próprio Ato de Contrição e autoabsolvição.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

O Enigma Dilma Rousseff : Enfim, Decifrado

Em plena Pandemia da Peste Chinesa, os cientistas e infectologistas do mundo todo, em ritmo frenético e assoberbados, buscavam entender e decifrar a natureza e o modus operandi do patógeno urdido nas forjas do Instituto de Virologia de Wuhan, na pátria de Mao.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Aos Santos e aos Homens da Ciência

Ao diabético, a insulina 
(sintetizada por fígado de porco);
Ao hipertenso, o Captropil
(desenvolvido a partir do veneno da jararaca);
Ao deprimido, a fluoxetina, o rivotril;
Ao brocha (e também deprimido, é claro), a sílfide Sildenafila.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

É Muito "Suposto" Pro Meu Gosto

Assim como eu, todos, ou quase todos, que estão a bater na porta da casa dos 60 anos, devem se lembrar da excelente novela exibida pela Rede Globo (sim, a Globo já produziu excelentes novelas), Roque Santeiro, escrita pelo genial Dias Gomes e tendo como protagonista feminina a atriz Regina Duarte na pele da impagável Porcina, a Viúva de Roque Santeiro, título que lhe conferia prestígio e privilégios junto aos habitantes da pequena Asa Branca e junto a Sinhozinho Malta, coronelão das antigas interpretado por Lima Duarte, por ter sido Roque, o suposto defunto, já autor de milagres e declarado santo pelos locais, que morrera ao defender a cidade do ataque do bandido Navalhada e ter posto o facínora a correr junto com seu bando. Viúva de um mártir, portanto.

sábado, 15 de fevereiro de 2025

O Homem-Caramujo

"Eu ando pelas ruas e ninguém me vê...", assim começa a canção Vitrine, sucesso efêmero (e acho que único) da efêmera carreira de cantor do compositor, tecladista (ex-Frenéticas) e produtor musical Ruban - a música é boa, dentro da média do pop dos 80 e 90.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Queridos Formandos, Jumentos e Burros

Maurício Mühlmann Erthal é um escritor, professor universitário e pesquisador brasileiro. Erthal é um crítico ferrenho do sistema educacional brasileiro. Em um de seus discursos, transcrito logo abaixo, Erthal se dirigiu aos formandos de Relações Internacionais da UFRGS como “burros e jumentos”.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Aniversário do Marreta do Azarão

 
Há muitos anos que só me lembro do meu aniversário porque sou lembrado dele por minha esposa e mais até por minha mãe, as únicas que ainda insistem em me dar os parabéns, mesmo diante de minha total indiferença e cara de cu ao receber o cumprimento. As únicas que, de alguma forma e sem nenhuma razão ou fundamento que sustentem tal crença, acreditam que, quem sabe, um dia, eu comemorarei o fato de ter vindo ao mundo num quinze de agosto de 1967.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025