sexta-feira, 31 de maio de 2024

terça-feira, 28 de maio de 2024

Papa Francisco Quer Instituir o Teste Vocacional da Farinha (Ou : è tutto frocio!)

Pedofilia no desjejum, efebos glabros de agências de prostituição masculina no almoço, eclesiásticas orgias à ceia noturna. Eis o cardápio, o menu gourmet rotineiro do Vaticano, o arroz com feijão dos homens de Cristo.

sábado, 25 de maio de 2024

A Verdadeira Gaiola das Loucas

Para quem não sabe o que é o identitarismo ou movimento identitário, tenho o desprazer de vos informar : "Uma política identitária ou identitarismo refere-se a posições políticas baseadas nos interesses e nas perspectivas de grupos sociais com que cidadãos se identificam. Políticas identitárias visam a moldar ações de agentes públicos e privados para que determinados grupos tenham suas reivindicações atendidas e ganhem visibilidade social. Tais grupos podem se formar a partir de uma grande quantidade de sinais identitários, tais como idade, gênero, orientação sexual, religião, classe social, etnia, raça, língua, nacionalidade".

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Macumba On the Rocks

Valha-me, Santo Exu Caveira!!! Rogai por nós, Zé Pelintra!!!
É fato sabido, patente e amarrado que há tempos não se forjam mais machos como nas antigas.

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Escolas Cívico-Militares, Uma Tênue Luz no Fundo do Poço

As escolas cívico-militares, como a própria denominação entrega, são híbridos, meios-termos entre as escolas civis e as militares. Diferente das militares, a parte administrativa, a pedagógica e a definição do currículo continuam nas mãos de professores, pedagogos, educadores e outros embusteiros. Diferente das civis, a segurança, a disciplina e atividades extracurriculares de moral e cívica ficam a cargo e a soldo dos militares.

domingo, 19 de maio de 2024

As Boas e Baratas do Azarão - Episódio 17

Naquele em que eu volto à imagem depois de quatro meses tão-somente da palavra, sempre tão mais bonita, afável, diversa, manhosa, caprichosa e sedutora.

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Pelas Barbas do Profeta

Nunca achei graça no futebol; muito menos no trabalho.
Pois o árbitro de futebol, ator, jornalista, narrador e comentarista esportivo Silvio Luiz conseguiu deixar engraçados os dois, o futebol e o seu trabalho. Morro de admiração e de boa inveja de pessoas que conseguem se divertir com seus trabalhos e também deixá-los mais divertidos para os outros.

Na Esquina do Horizonte com Seus Olhos, Picho o Muro Pra Você se Lembrar...(2)

Gosto muito de grafites, a chamada arte de rua. Eu, que não sei desenhar nem casinha com uma árvore ao lado e fumacinha saindo da chaminé, fico impressionado com a habilidade que os grafiteiros têm de desenhar em enormes superfícies sem perder as proporções de suas figuras.

quarta-feira, 15 de maio de 2024

A Maior Invenção Anti-Humanidade da Humanidade

Pardais, maritacas, andorinhas e demais pássaros gregários, ao entardecer, voltam de sua lida de Darwin para suas árvores-albergue noturnas. Chegam em frenesi, em algazarra. Mas, misteriosamente (ao menos para mim), quando o último do bando se acomoda em seu galho-beliche, algum sábio/ancião da passarada emite algum comando e todos calam os bicos em unanimidade. Vão de 90 a 0 decibéis em um segundo. E durante toda a noite e madrugada não se ouve um só pio, um solitário trinar.

terça-feira, 14 de maio de 2024

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Mia Couto

Há muitos autores de livros hoje em dia. Ainda mais depois do advento da autopublicação digital. Há muita estrela pra pouca constelação. 

domingo, 5 de maio de 2024

Pontos de Vista

Poucas pessoas (até porque em pequeno número as conheço) sabem da minha recém-saída das entranhas e dos esgotos da sala de aula para o dédalo burocrático da Diretoria de Ensino. Entre elas, claro, meus pais. Porém, não conversara pessoalmente com eles sobre.

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Bacalhau ao Leite de Salmão

Muitas tribos indígenas brasileiras, os poderosos tupinambás entre elas, eram adeptas da prática da antropofagia.

quarta-feira, 1 de maio de 2024

Pendurando o Apagador

Cinquenta anos de sala de aula. Vinte e oito e meio como professor, vinte e cinco só de escola pública.

Ninguém que exerça uma mesma profissão durante tanto tempo chega a essa altura da vida com grandes esperanças ou animações para com seu ofício - senão frustrações. Mesmo que seja um ofício respeitado, um serviço buscado e requisitado por quem dele prescinde.